Sobre Nós

Missão

Oferecer serviços notariais e registrais de qualidade e excelência, proporcionando segurança jurídica aos negócios e respeito ao cidadão através do aprimoramento diário de nossos colaboradores.

Visão

Ser uma serventia reconhecida no Estado do Maranhão por sua atuação e ética no segmento notarial e registral, representada por colaboradores qualificados e com excelência no atendimento.

Valores

• Segurança Jurídica: Conhecer e aplicar a legislação pertinente;
• Ética: cumprir os preceitos morais e legais da sociedade;
• Comprometimento: Comprometer-se com todas as atividades realizadas diariamente;
• Proatividade: Ser proativo;
• Profissionalismo: Manter uma excelente postura profissional;
• Responsabilidade Social: ser responsável não apenas com a serventia, mas também com a sociedade inserida;
• Trabalho em Equipe: Saber que juntos somos mais fortes;
• Valorização e respeito as pessoas: demonstrar respeito e valorizar o próximo em todas as interações.

O Segundo Ofício

O Município de Balsas foi elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antônio de Balsas, pela lei estadual nº 15, de 07-10-1892, desmembrado de Riachão, com sua sede na vila de Santo Antônio de Balsas.

Somente foi elevado à condição de cidade com a denominação de Santo Antônio de Balsas, pela Lei Estadual nº 775, de 22-03-1918 e pelo decreto-lei nº 820, de 30-12-1943, o município de Santo Antônio de Balsas passou a denominar-se simplesmente Balsas.

O Cartório do 2° Ofício de Balsas iniciou seus serviços em julho de 1920, sendo desmembrado do extinto Cartório de Ofício Único de Santo Antônio de Balsas, e tendo como primeiro tabelião o Sr. Joaquim Francisco dos Santos.

Permanece em nosso acervo todos os registros civis e de tabelionato de notas do extinto Cartório de Ofício Único, dentre eles, o primeiro registro de nascimento datado de 01 de setembro de 1896 da Sra. Idalina de Souza Lima de Oliveira, do primeiro registro de casamento datado de 03 de setembro de 1896 do Sr. Macário Ferreira da Costa e da Sra. Maria Rita da Conceição, bem como do primeiro registro de óbito datado de 28 de março de 1897, da Sra. Raymunda Alves Feitoza.

Hoje o Cartório de Balsas – 2º Ofício disponibiliza um corpo de 18 funcionários em constante aperfeiçoamento através de cursos e seminários jurídicos e de gestão, havendo programa permanente de atendimento e qualidade inclusive.

O Tabelião

Ilkerson Maxwell Franco Santos, nascido em 1979 na cidade Santa Inês – MA, trilhou a carreira do Direito. Em 1999 foi aprovado em 1º lugar para o curso de Geografia Bacharelado na Universidade Federal do Maranhão, entretanto, graduou-se em Direito em Dezembro de 2004 pelo Centro Universitário do Maranhão, obtendo o título de Especialista em Direito Eleitoral em Outubro de 2009 pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Iniciou sua vida funcional exercendo o cargo de comissário de menores na 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís –MA, tendo trabalhado posteriormente no Gabinete da Desembargadora Cleonice Silva Freire.

Em 2005 logrou aprovação no concurso público do Tribunal de Justiça do Maranhão para o cargo de analista judiciário, sendo nomeado em Dezembro de 2007. Foi assessor jurídico do Desembargador Mario Lima Reis no Tribunal de Justiça do Maranhão no período de 2005 a 2009. No ano de 2008 foi aprovado no 1º concurso para ingresso na atividade notarial e registral do Maranhão, obtendo classificação que lhe permitiu ser o 1º maranhense a realizar a escolha de serventia na audiência pública, recebendo a delegação em dezembro de 2009 para Tabelião e Registrador da Serventia Extrajudicial do 2º Oficio de Balsas – MA, outorgada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Skip to content